Lembro-me que quando participei na minha primeira e única feira de artesanato andava super preocupada com os pormenores da minha banca. Felizmente correu muito bem e por isso decidi partilhar convosco a minha check list e algumas dicas.
- Conhecer com antecedência as infraestruturas (localização da sua banca, localização das casas de banho, parque de estacionamento)
- Fazer divulgação do evento junto dos seus familiares e amigos
- Enviar convites por email e nas redes sociais
- Ter em atenção que a duração da feira poderá exigir uma ajuda extra (se a feira durar muitas horas, pode ser boa ideia levar alguém consigo para ajudar, assim terá tempo para se ausentar um bocadinho, dar mais atenção aos seus convidados, ir à casa de banho, etc, e a sua banca nunca ficará abandonada)
- Caso leve alguém consigo, é imprescindível informar a sua ajudante de todos os pormenores, só dessa forma ela poderá colaborar consigo da melhor forma. Mostre-lhe os produtos e informe-a sobre todos os preços e detalhes que ache importantes para que ela não mostre desconhecimento junto dos clientes
- Material para venda (Convém fazer muitas coisas até ao dia da feira. Mas atenção, mais vale levar poucas peças bem acabadas, do que muitas peças cheias de defeitos...)
- Se possível coloque etiquetas personalizadas nos seus produtos
- Seja original (leve peças que saiba que mais ninguém terá, dê-lhes o seu toque pessoal)
- Caixas para transporte do material (de cartão ou em plástico)
- Mesa (é importante saber as dimensões e se a organização da feira disponibiliza)
- Cadeiras (convém ter uma cadeira para descansar nos momentos mais "mortos" da feira ou mesmo para oferecer a algum cliente mais idoso enquanto visita a sua banca)
- Toalha (preferencialmente de cor lisa, pois destacam melhor os produtos, e de dimensões maiores do que a mesa para que a parte da frente fique coberta até ao chão, dessa forma poderá guardar as caixas por baixo da mesa)
- Alfinetes (para ajustar a toalha e prender os cantos, se necessário)
- Cartões de visita (com logotipo, link do blog, página no facebook, email, etc.)
- Cartaz, banner ou moldura com identificação da banca (Poderá colar numa parede que haja por detrás da mesa, prender na frente da própria toalha ou colocar em cima da banca)
- Crachá com a sua identificação
- Caixa para guardar o dinheiro
- Notas e moedas para fazer trocos
- Sacos de vários tamanhos (de plástico e/ou papel)
- Fita-cola
- Tesoura
- Agrafador e fitas/laços para prenda (poderá ser-lhe solicitado embrulho para oferta, com saco de papel é mais prático, basta fechar com agrafador e colocar uma fitinha/laço ou mesmo algum detalhe artesanal)
- Etiquetas com os vários preços
- Expositores (para bijuteria ou vestuário)
- Bloco e caneta (para anotar encomendas)
- Fita métrica (para tirar as medidas do cliente para alguma encomenda de produto que não tenha disponível no seu tamanho)
- Máquina fotográfica (para registar o momento)
Por último, mas não menos importante, não descure a sua apresentação. Ponha-se bonita e sorria!
É uma boa ideia usar acessórios feitos por si (um alfinete, um colar, brincos, um avental, uma saia, aquilo que mais gostar), pois os clientes notam esses pequenos detalhes artesanais e por vezes compram só porque acharam que lhe ficava bem.
BOAS FEIRAS!
P.S.: Se alguém se lembrar de mais alguma coisa, faça favor de acrescentar nos comentários.
Adorei o post. Obrigada por compartilhar sua experiência. Fui convidada a participar de uma feira (nunca participei) e tive que recusar por estar em cima da hora, e fiquei receosa de não dar tempo de preparar tudo e na incerteza de como me organizar.
ResponderEliminarVou inspirar-me em seu post p/ organizar-me e deixar tudo à mão p/ uma próxima oportunidade.
Lindo dia !!
http://blog.bysandraduarte.com